sexta-feira, 27 de maio de 2011

Piauí é recordista na venda da marca Fiat no País


26/05/11, 12:42

Uol revela que Piauí é recordista na venda da marca Fiat no País

A Fiat em Teresina é líder em vendas há 15 anos e é a marca de maior preferência entre os piauienses.

Imprimir Uol revela que Piauí é recordista na venda da marca Fiat no PaísImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
O site Uol publicou matéria nesta quinta-feira (26) revelando que o Piauí é recordista em vendas no País. A publicação assinada pelo jornalista Joel Silveira Leite – do Carro Uol – mostra o mapa em que analisou qual Estado determinada marca vende mais.



A Fiat em Teresina é líder em vendas há 15 anos e é a  marca de maior preferência entre os piauienses.


Veja na íntegra a matéria. 



Por muitos motivos, uma marca tem maior participação numa cidade do que em outra, num estado do que em outro. A presença da fábrica contribui muito para essa preferência, talvez pelo bairrismo dos seus habitantes.

Mas em outros casos, as razões da grande presença da marca na cidade ou no estado têm razões mercadológicas e de oferta (como o maior número de concessionárias) ou não tem um motivo aparente. Em outros casos, a marca simplesmente tem a cara da cidade (os dados são da Renavam para o acumulado de maio).

O fato é que essas diferenças existem e às vezes são grandes. No estado de São Paulo, por ser o maior e mais tradicional mercado do País, essa situação não é predominante, mas outros estados apresentam casos curiosos.

Mas em São Paulo, três marcas se destacam por ter uma participação bem acima da sua média nacional. A GM, que cresce de 18,7% no Brasil para 20,6% no estado. A Hyundai aumenta a participação de 3,5% (Brasil) para 4,9% no estado e 6,7% na cidade e a Citroën passa de 2,6% para 3,3% na capital.

É notória a vantagem da Fiat em Minas Gerais em relação às concorrentes. A participação da montadora no estado onde mantém as suas fábricas é bem maior do que a média nacional. Enquanto a Fiat tem 21,7% das vendas no Brasil, a participação sobe para 31,4% em Minas e 32,6% em Belo Horizonte. Será que a boa participação em Brasília é por conta da proximidade com as Minas Gerais? É que na capital federal a Fiat tem também uma das suas maiores participações, 30,4%. Mas é no distante Piauí que tem o seu recorde, 34,6% no estado e 33,1% em Teresina.



José Sobrinho, diretor Comercial da Jelta, concessionárias Fiat no Piauí


O mesmo acontece com a Volks. No plano nacional a marca tem 21,4% das vendas, mas cresce para 24,4% no Paraná, onde mantém a fábrica de São José dos Pinhais. Assim como a Fiat, a Volks tem a maior presença num estado de baixo consumo, o Tocantins. A participação na capital Palmas é de 33,8%.

No Rio Grande do Sul, onde tem a fábrica do Celta, a GM tem 21% das vendas, mais de três pontos percentuais a mais do que a média nacional, de 18,7%. Mas na Paraíba (29%) e no Maranhão (27,4%) são os estados onde ela tem as maiores participações. A cidade com a maior presença da marca é São Luis, 30%.

A Ford tem as sua maior participação em Salvador, capital da Bahia onde instalou a sua fábrica em Camaçari. A marca consegue o índice de 11,3% na capital baiana, contra 9,1% de média no País.

As marcas francesas, por tradição, têm grande presença no Rio de Janeiro, que teve grande relação com a França desde a época do Império e ainda hoje é uma das cidades preferidas dos turistas franceses no Brasil.

A Renault tem 7,2% da preferência dos fluminenses e 8,4% dos cariocas, o dobro da participação nacional, que é de 4,6%. A participação da marca no Paraná, onde tem a fábrica, sobre para 6,4% e em Curitiba 6,9%

Citroën e Peugeot acumulam a simpatia dos fluminenses com a presença da fábrica da PSA em Porto Real, no Rio, onde são produzidos os carros da marca. Ambas têm 2,6% das vendas no Brasil e no Rio a Peugeot sobe para 3,3% e a Citroën 3,4%. Até a

Mitsubishi tem um pequeno aumento da participação em Goiás, passando de 1,6% no Brasil para 1,8% no estado.




Da Redação (Com informações da Uol)
Mais notícias sobre: FiatUolmarcaJosé Sobrinhocarro

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo anuncia federalização de BRs e define 100 prioridades


25/05/11, 11:37

Governo anuncia federalização de BRs e define 100 prioridades

O governador Wilson Martins participou de encontro com conselheiros do Plano Plurianual na manhã de hoje (25).

Imprimir Governo anuncia federalização   de BRs e define 100 prioridadesImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Em reunião com conselheiros do Plano Plurianual na manhã de hoje (25), o governador Wilson Martins confirmou a federalização da BR-135, BR-324, BR-235 e BR-222. Segundo ele, "a federalização vai diminuir distâncias e fazer economia".



A BR-135 está na divisa Maranhão/Piauí, com 38 Km entre Guadalupe e Jerumenha; a BR-324 está na divisa Maranhão/Piauí, 183 Km entre Ribeiro Gonçalves/Uruçuí/Bertolínia); já a BR-235 fica entre Gilbués e Santa Filomena; e a BR 222.A obra da BR- 235 foi licitada e custa R$ 50 milhões. As licenças ambientais foram liberadas. Está havendo confusão na federalização da BR 222, entre Piripiri e Matias Olímpio.

O anúncio foi feito durante o encontro para definição do Plano Plurianual, entre 2012 a 2015. O governador participou de reunião com os conselheiros dos territórios para definir as prioridades. Na a infraestrutura, o governador incluiu o metrô de Teresina, o rodoanel, a ferrovia Teresina/Palmeirais, e o prolongamento do metrô para Altos e Timon.

Além disso, será prioridade o rebaixamento dos trilhos nas proximidades da Ponte Wall Ferraz, para dar fluidez no trânsito.

No plano foram definidas cerca de 100 obras prioritárias na área de infraestruta de estradas, pontes, rodovias, ferrovias, porto, aeroporto, duplicação de vias.

Na saúde estão combate ao crack e outras drogas e a construção do Hospital Materno-Infantil e do Adolescente. O plano contempla ainda as áreas de geração de emprego e renda, energia, meio ambiente e segurança (implantação do Ronda Cidadão em toda Teresina e outros municípios com mais de 40 mil habitantes).

Esporte

O governador definiu como prioridade a reforma do ginásio Verdão, construção do Centro Olímpico de Teresina, da Vila Olímpica de Parnaíba e de um centro esportivo em cada território do Estado.

Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
redacao@cidadeverde.com

Cruz Nonata e mais dois piauienses são convocados para o Sul-Americano


Cruz Nonata e mais dois piauienses são convocados para o Sul-Americano

Três nomes. Pode parecer pouco, mas não me lembro de tantos nomes do Piauí convocados para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que será disputado em Buenos Aires, Argentina, de 2 a 5 de junho.

Você pode até ter visto a lista, mas certamente não encontrou a sigla PI na divulgação oficial. Todos os atletas piauienses convocados treinam fora e competem por outros estados.

Fotos: Agência Luz/ BM&FBOVESPA
Cruz Nonata volta a correr no Sul-Americano

O destaque da lista é Cruz Nonata da Silva, convocada para os 5 mil e 10 mil metros. Seu primeiro Sul-Americano foi em 2009, no Peru. Medalha de prata nos 10 mil metros.

Joelma das Neves foi convocada. Lembram dela?

E os outros nomes? Lembra da Joelma das Neves? Ela treinava em Timon/MA, superou um câncer e mostrou ser um grande exemplo de superação. Agora em São Paulo, foi convocada para representar o Brasil no revezamento 4x400m.

João Eufrázio é de Floriano, mas vive em Brasília/DF desde pequeno

Para completar, João Eufrázio Neto, natural de Floriano e que vive desde pequeno no Distrito Federal, foi convocado para os 400 metros com barreira, uma de suas especialidades.

A lista levou em conta o ranking brasileiro e tem 76 convocados, entre eles Maurren Maggi (salto em distância), Marilson Gomes dos Santos (10 mil metros), Fabiana Murer (salto com vara) e outras estrelas. Só tem fera!

Os convocados terão a chance de buscarem ou melhorarem seus índices para Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, no México, e para o Campeonato Mundial de Daegu, em agosto, na Coreia do Sul. 


Em 23/05/11, 23:01 

domingo, 22 de maio de 2011

Rompimento de açude destrói casas e deixa famílias desalojadas em Barras


22/05/11, 17:08

Rompimento de açude destrói casas e deixa famílias desalojadas em Barras

Moradores ainda temem que açude possa se romper por completo e inundar ainda mais o povoado.

Imprimir Rompimento de açude destrói casas e deixa famílias desalojadas em BarrasImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Um açude no povoado Barreiros se rompeu na última quarta-feira e inundou casas no município de Barras, 119 quilômetros ao Norte de Teresina. Os danos só foram maiores depois do incidente, quando as chuvas ficaram mais fortes e a vazão da água aumentou, forçando famílias a abandonarem seus imóveis.

Fotos: Assessoria Manoel do PT

A estrada que dá acesso ao povoado, distante 12 quilômetros do açude, está cortada. Cinco casas já foram destruídas. O reservatório foi rompido parcialmente e ainda existe o temor de que ele venha a estourar por completo se as chuvas persistirem. 

O prefeito Francisco Marques (PMDB) e o vereador Manoel do PT estiveram no local. O gestor elaborou um relatório que será enviado para a Defesa Civil do Estado, comunicando a situação. "Estamos fazendo um levantamento da situação atual da cidade, mas o que verificamos foi que muitas estradas estavam cortadas devido ao município ser uma área bastante irrigada, cortada por vários rios", disse Marques.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Mais notícias sobre: açudeBarreiroBarras

sábado, 14 de maio de 2011

Profissionais vão divulgar o Piauí em diversos veículos.


13/05/11, 16:40

Jornalistas de todo o Brasil fazem passeio especial na Serra da Capivara

Passeio para a imprensa foi realizado no último fim de semana. Profissionais vão divulgar o Piauí em diversos veículos.

Imprimir Jornalistas de todo o Brasil fazem passeio especial na Serra da CapivaraImprimir
Compartilhar no Orkut
Texto: A- A+
Os jornalistas que participaram da III Press Trip organizada pela Associação Sanraimundense dos Empreendedores de Turismo (Asset), no último final de semana, deverão publicar nos próximos meses uma série de matérias sobre o potencial turístico da região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), em especial destacando o Parque Nacional Serra da Capivara – Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Fotos: André Pessoa

Com apoio da empresa aérea Avianca, ao todo vieram ao Piauí representantes de 10 veículos nacionais, entre eles os jornais Folha de Pernambuco, de Recife/PE, e do jornal A Tarde, de Salvador/BA. O restante do grupo era formado por repórteres de revistas, sites, emissoras detelevisão e jornais de São Paulo. Entre esses órgãos, destaque para as
revistas Terra da Gente, Capricho, Host & Travel, Mitsubishi e Aventura e Ação.

Alguns desses jornalistas já conheciam o Parque Nacional Serra da Capivara e retornaram ao sertão do Piauí para entrevistar a arqueóloga Niéde Guidon, visitar as novas e modernas instalações do Museu do Homem Americano e as obras de estruturação turística em andamento no Parque Nacional Serra das Confusões, na região de Caracol, distante cerca de 100 km da Serra da Capivara.


Um dos destaques desse evento foi a entrevista coletiva da estudante Ana Caroline, de 14 anos, do projeto social Pró-Arte da Fundação Museu do Homem Americano, que foi escolhida pelo escritório do Iphan em São Raimundo Nonato para representar o Brasil num encontro sobre arte rupestre que vai acontecer em junho na Espanha. A estudante piauiense conversou com os repórteres e contou um pouco sobre seu trabalho de guia mirim.

Para o experiente escritor e jornalista mineiro Sérgio Túlio Caldas, autor do livro “Nas fronteiras do Islã”, e do premiado documentário “Patrimônios da Caatinga”, lançado em 2001 destacando as serras da Capivara e Confusões, essa foi sua quarta viagem ao Piauí. “Foi um show a nova visita ao parque, aos amigos que pude rever. Foi mais uma vez a constatação da riqueza, do poder, da história impressionante que essa região guarda”, disse emocionado o repórter que morou durante um ano em Angola, trabalhando para TV estatal africana.


Para o jornalista carioca Sérgio Adeodato, especialista em Amazônia e desenvolvimento sustentável, autor de inúmeros livros sobre meio ambiente e reciclagem, que retornou ao Piauí para fazer matéria para revista Terra da Gente, já que alguns meses atrás ele esteve na Serra da Capivara fazendo matéria para o jornal Valor Econômico, o retorno é sempre rico em novos conhecimentos. “A estruturação do parque das Confusões certamente fortalecerá o turismo nessa área do sertão piauiense”, disse.


Quem também retornou a Serra da Capivara foi o repórter paulista Fábio Murakawa, autor da primeira matéria denunciando o descaso do governo federal com a cidade de Guaribas, símbolo do programa Fome Zero. Na época, meados de 2005, Murakawa publicou seu relato na agência Reuters, o que desencadeou matérias em jornais e sites do mundo inteiro. De volta ao Piauí, ele ficou interessado em destacar novamente o trabalho das mulheres que ficam nas guaritas da Serra da Capivara, pois alguns anos atrás ele já tinha publicado matéria sobre esse mesmo assunto na revista Criativa.

Em menos de seis meses, essa foi a terceira ação para trazer jornalistas ao Piauí através da iniciativa privada coordenada pela Asset. O evento teve o apoio da Prefeitura do município de São Raimundo Nonato, que em 2012 completa 100 anos.

Da Redação
redacao@cidadeverde.com